Ministério da Integração quer viabilizar PPPs para operar canais do São Francisco

transposicao87024O Ministério da Integração Nacional está negociando com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) a criação de parcerias público-privadas (PPPs) para a operação e a manutenção dos dois canais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A previsão é que as águas do rio estejam correndo pelos canais dos eixos Leste e Norte no ano que vem.

Na última terça-feira (18), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, se reuniu com a diretora da área de energia, área de gestão pública e socioambiental, e área de saneamento e transportes do BNDES, Marilene Ramos, para discutir o projeto. A intenção do Governo Federal é reduzir os custos de operação dos canais, que vão levar água para cerca de 12 milhões de pessoas.

Os valores estão estimados em R$ 500 milhões por ano, a maior parte com gastos em energia elétrica necessária para movimentar as estações de bombeamento. “A ajuda do BNDES será fundamental para atrair o setor privado a investir na operação e na gestão dos Canais do São Francisco”, disse o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário