MST ocupa em São Paulo fazenda ligada a Michel Temer

image_large (3)

Com a ocupação, os manifestantes denunciam as “conspirações golpistas” de Temer, muitas vezes articuladas de dentro da propriedade

São Paulo – Aproximadamente mil famílias ocuparam na manhã desta segunda-feira (9) a fazenda Esmeralda, com sede em Duartina (SP), que segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é ligada ao vice-presidente Michel Temer. Os ocupantes denunciam, diz o MST, as conspirações golpistas de Temer, muitas vezes articuladas de dentro da propriedade, ao mesmo tempo em que reafirmam a necessidade da reforma agrária.

De acordo com o movimento, a fazenda tem hoje cerca de 1.500 hectares, entre os municípios de Duartina, Fernão, Gália e Lucianópolis. “Apesar de não haver registros documentais em nome de Temer, é corrente na cidade a noção de quem é o verdadeiro dono da área, a quem se referem com a expressão ‘o homem está aí’, sempre que o vice-presidente chega à fazenda para participar de articulações regionais e nacionais do PMDB”, diz o MST.

Os manifestantes denunciam que a fazenda cultiva eucalipto, que chamam de “deserto verde” por aniquilar os nutrientes do solo. “Além dos prejuízos ambientais, o agronegócio praticado ali já foi denunciado pelo Ministério Público do Trabalho também como agressão aos direitos trabalhistas, quando foram realizadas diligências que identificaram trabalho em condições análogas à escravidão”, informa o movimento.

“Nós estamos ocupando esta fazenda do Temer para denunciar a intervenção do agronegócio na articulação do golpe. A reforma agrária, por sua vez, deve ser recolocada na agenda política do país”, diz Kelli Mafort, da direção nacional do MST. Segundo ela, ali fica um dos “quartéis-generais” do golpe. “Estamos aqui para denunciar as ligações escusas de Michel Temer com o proprietário da fazenda e sua empresa de fachada para arregimentar propina.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário