Dilma exonera Lula e outros 27 ministros de seu governo

O "Diário Oficial da União" publicou, na manhã d hoje, a exoneração de 28 ministros do governo Dilma Rousseff.

Os decretos com as exonerações foram assinados um dia antes de Dilma ser afastada do cargo em votação realizada pelo plenário do Senado. A presidente exonerou os ministros de 28 dos 32 ministérios do governo, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi exonerado do cargo de ministro da Casa Civil.

Entre os ministros exonerados estão o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

Uma das surpresas foi a exoneração do ministro interino dos Esportes, Ricardo Leyser.

Ontem, o ex-ministro Jaques Wagner (Chefia de Gabinete da Presidência) informou que Leyser ficaria no cargo porque é um técnico, que também acumula a secretaria-executiva e tem a responsabilidade de coordenar, pelo governo federal, a organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Como era esperado, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que tem status de ministro, não foi exonerado. O argumento é que a saída de Tombini deixaria banco ficaria sem comando, e o vice-presidente Michel Temer não teria como reconduzi-lo automaticamente.

O nome de presidente do BC é uma escolha do presidente da República, mas precisa ser aprovado pelo Senado para tomar posse. Ou seja, se Tombini saísse com todos os demais ministros de Dilma, o BC ficaria "acéfalo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário