Panelaços acontecem em pelo menos 14 capitais durante programa do PT

Protestos ficaram mais fortes quando o ex-presidente Lula apareceu na TV.

Panelaços foram registrados na noite desta terça-feira em pelo menos 14 capitais do país, durante a exibição do programa do Partido dos Trabalhadores (PT) em cadeia nacional de TV. A manifestação foi a oitava desse tipo contra a presidente Dilma Rousseff e o governo do PT.

No Rio, houve protestos em vários bairros da Zona Sul, como Jardim Botânico, Flamengo, Lagoa, Ipanema, Leblon e Laranjeiras. No Leme e em Copacabana, muita gente foi para a janela dos apartamentos protestar. Bairros da Zona Norte, como Tijuca e Maracanã, e Recreio, na Zona Oeste, também tiveram manifestações, que ficaram mais fortes quando o ex-presidente apareceu na TV para defender o país.

Em Botafogo e Copacabana, chegou a ser ouvido alguns poucos gritos a favor da presidente. Moradores de Icaraí, em Niterói, também protestaram contra o governo do PT e a corrupção. Na capital federal, houve protestos em vários pontos da cidade. As manifestações foram convocadas pelas redes sociais.

Em São Paulo, assim que começou o programa do PT, moradores de diferentes bairros começaram um panelaço. Além de bater panelas, alguns xingavam nominalmente integrantes do PT. A manifestação foi registrada em bairros como Jardins, Pompéia, Pinheiros, Bela Vista, Moema, Higienópolis e Vila Nova Conceição. Aconteceram panelaços ainda no Itaim, Sacomã e Tatuapé. Muitos carros pararam no meio do trânsito para buzinar também como forma de protesto. Ainda foram registrados panelaços em cidades no litoral e no interior do estado, como Campinas.

Em Belo Horizonte, batidas em panelas e gritos contra o PT foram ouvidos em bairros como Carmo Sion, área nobre da cidade, além de outros pontos. Segundo relatos de internautas, o protesto de hoje foi um dos maiores desse tipo da capital mineira.

Em Curitiba, moradores de diferentes bairros também bateram panela enquanto piscavam as luzes dos apartamentos no momento em que o programa estava no ar. Um internauta postou vídeo de panelaço na cidade de Uruçui, no Piauí. Ao aldo de familiares, um senhor bate panela grita: "Fora PT". Em Santa Catarina, o panelaço aconteceu na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, reduto de ricos e famosos durante o verão.

Segundo vídeos postados na internet hoje à noite, também foram realizados panelaços no Recife (PE), Vitória (ES), Salvador (BA), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e Goiânia (GO).

Os protestos aconteceram no mesmo dia em que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu por unanimidade manter o promotor Cássio Conserino, de São Paulo, à frente das investigações sobre os vínculos entre o ex-presidente Lula e um apartamento tríplex da empreiteira OAS, no condomínio Solaris, no Guarujá. Para o conselho, a decisão de Conserino de abrir uma investigação sobre ligação entre Lula e o imóvel está dentro das normas estabelecidas pelo Ministério Público de São Paulo e pelo próprio CNMP, mesmo que ele não seja o promotor natural do caso. Com a decisão, Lula deverá ser ouvido por Conserino.

Durante os dois útlimos programas do PT na TV no ano passado, também houve panelaço. O protesto de agosto chegou a ser registrados em mais de 20 estados. A presidente Dilma também já foi alvo de cinco manifestações desse tipo desde o ano passado. O último aconteceu no início de fevereiro, durante o pronunciamento da presidente para alertar a população sobre a necessidade de combate ao mosquito Aedes aegypti.

As manifestações caseiras tiveram seu auge em março do ano passado, quando houve dois dias seguidos de bateção de panela, no auge dos protestos pelo impeachment da presidente, que levaram às ruas cerca de dois milhões de pessoas. Por causa dos protestos, Dilma chegou a não fazer o tradicional pronunciamento do Dia do Trabalho e optar por vídeos postados nas redes sociais.

O programa de televisão do PT que foi ao ar nesta terça-feira fez uma defesa contundente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dos dez minutos do programa, dois minutos e meio foram dedicados ao ex-presidente, suspeito de favorecimento pessoal na reforma de um sítio, em Atibaia (SP), e nas obras de um triplez, no Guarujá.

Enquanto o locutor dizia que os adversários do partido nunca aceitaram as "ideias e origens" de Lula, o vídeo mostrou imagens do ex-presidente sendo abraçado e beijado por eleitores e ao lado de figuras como o líder sul-africano Nelson Mandela. O programa mostrou ainda recortes de jornais com o noticiário recente ligado ao ex-presidente.

Em seu discurso, que durou um minuto em meio, Lula não cita as denúncias contra ele e prefere passar uma mensagem positiva sobre o governo do PT, mas critica “quem não gosta de dividir a poltrona o avião” com pessoas mais pobres.

“De um tempo para cá, parece que virou moda falar mal do Brasil. Esse país não é qualquer um não, gente. As pessoas que falam em crise, crise, crise, repetem isso todo santo dia, ficam minando a confiança no Brasil”, afirma o ex-presidente durante o programa, citando os feitos positivos do partido no poder.

“Esse é o resultado dos governos do PT no comando do Brasil, e é isso no fundo que incomoda essa gente que não gosta de dividir a poltrona dos aviões com o nosso povo. É verdade que erramos, mas acertamos muito mais e podemos melhorar muito mais ainda. Temos tudo para voltar a crescer e seguir no caminho do desenvolvimento, para ser, cada vez mais, o Brasil de todos os brasileiros”, conclui Lula.

A presidente Dilma Rousseff não participou da propaganda. Segundo o presidente do partido, Rui Falcão, ela foi convidada, mas disse que estava "com a agenda cheia". - Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário