Liberação de bebidas nos estádios em Pernambuco é rejeitada pela Comissão de Direitos Humanos da Alepe

O projeto de Lei do deputado Antônio Moraes (PSDB) que liberava o consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol em Pernambuco foi rejeitado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e não deve seguir para votação em Plenário. Segundo o deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), que relatou o projeto na Comissão, o álcool é um importante facilitador das situações de violência no Estado.

O relatório pela rejeição apresenta dados do 3º Batalhão de Choque de Pernambuco, que mostram que em 2008 ocorreram 368 prisões em estádios de futebol na Região Metropolitana do Recife (RMR). No ano seguinte, já com a venda de bebidas proibida, o número de prisões caiu para 98; uma redução de 73,36%.

“Nos anos seguintes, o número de prisões se manteve baixo. Em 2010, ocorreram 52 prisões; em 2011, foram 63 prisões; Em 2012 ocorreram 97 prisões; e em 2013 ocorreram 87 prisões nos estádios”, lembra Betinho no parecer. A rejeição foi acompanhada pelos deputados José Maurício (PP) e Cleiton Collins (PP).

O projeto já havia passado pela comissão de Constituição e Justiça, com relatório do deputado Daniel Coelho (PSDB). (Jamildo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário