Saúde: Dia Mundial do Suicídio convoca pessoas para discutir tabu

Apesar de pouco discutido, o suicídio é uma das maiores causas de mortalidade no mundo; a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Só no Brasil, 25 suicídios são registrados por dia. Foi pensando nisso que o Centro de Valorização da Vida (CVV) promove, no dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A ação visa discutir e abordar o tabu do suicídio. É sabido que nove em cada dez mortes do tipo podem ser evitadas, já que em 70% dos casos a pessoa tira a vida por problemas que envolvem depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia ou uso de drogas. “A principal coisa a se fazer é ouvir a pessoa e nunca subestimar, porque por trás de um comportamento duvidoso pode haver um grande problema. É isso o que o CVV faz, sempre com um absoluto sigilo”, explica o coordenador geral do CVV no Recife, Airton Siqueira.
Atualmente, o CVV conta com 2 mil voluntários em 18 estados do país, que atendem a pessoas em estado de fragilidade emocional por telefone, de forma gratuita e sigilosa. Os interessados em apoiar a CVV podem se informar através do site do centro. Para ser atendido por um dos voluntários da CVV, ligue para (81) 3421.7311 ou 141.

Nenhum comentário:

Postar um comentário