Penitentes se autoflagelam na Zona Rural de Petrolina, PE

No período da Quaresma, os 40 dias de antecedem a Páscoa, uma das principais manifestações religiosas que acontecem em Petrolina, Sertão Pernambucano. Cerca de vinte homens usando vestes brancas e chicote na mão fazem uma caminhada no Povoado do Roçado, Zona Rural de Petrolina.
A tradição dos penitentes que se autoflagelam e rezam existe há mais de oito décadas. “A gente mantém porque temos uma grande fé que essa penitência nos leva até a casa do Senhor”, explica o guia dos penitentes, Teófilo Manoel dos Santos.

No cemitério local, os penitentes se ajoelham em frente a uma cruz de madeira, rezam entoando cânticos e acendem velas para as almas. “Alguns familiares quando perdem um parente, a gente vai dar um conforto. A gente faz a visita de cova e se a família quiser, a gente vai fazer a visita em casa”, relatou outro guia Cláudio Alberto Gomes.

Sem mostrar o rosto, homens de várias as idades dão continuidade ao costume. Depois de alguns metros de caminhada, começam a penitência, o autoflagelo. Os penitentes se chicoteiam até o sangrar. “Cada gota de sangue que cai, vai tirando os pecados”, justifica o guia Josemar Venâncio.


Segundo um dos penitentes, o momento é sagrado. “Eu me lembro da minha família. Dos meus pais que faleceram, da minha filha que também faleceu. Então, quando mais eu bato o ferro, mais eu acho bom”, afirma. Confira a galeria de fotos da manifestação. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário