Belém do São Francisco - PE realiza II Conferência Municipal de Educação

               Nesta terça-feira (2), Belém do São Francisco - PE esteve com o olhar mais especialmente voltado para a educação: houve o início da II Conferência Municipal de Educação, a COMED. O município, tradicionalmente exemplar no âmbito educacional, tem a realização do evento como uma das principais ações do seu calendário, obedecendo a  critérios e a uma programação bem definidos.

               A COMED de 2013 é realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Tia Zita, entre os dias 02 e 03 de julho. Trazendo como tema "O PNE (Plano Nacional de Educação) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração", a conferência, que contou com as falas de Gustavo Caribé (prefeito de Belém do São Francisco) e dos ilustres professores Hélio Roberto dos Santos (secretário municipal de Educação) e Tereza Leitão (Deputada Estadual e conferencista), teve como principal dinâmica em seu dia de abertura a leitura e a aprovação do Regimento da Conferência Municipal. Todos os que estavam presentes, inclusive populares, tiveram a oportunidade de apontar "destaques" para possíveis remodelações no documento.

               Na quarta-feira (3), 2º e último dia da conferência, ocorre a formação dos grupos temáticos, a exposição e a discussão dos eixos em salas temáticas, a sistematização e a consolidação das propostas, a Plenária Final e, por fim, a eleição dos delegados.

               Os eixos temáticos estão voltados, de um modo geral, ao PNE e ao Sistema Nacional de Educação (SNE), à Educação e à Diversidade, ao Trabalho, à qualidade da educação, à Gestão Democrática, à valorização dos profissionais da Educação e ao financiamento da Educação, tendo como expositores/coordenadores os professores Evanilson Maia, Paula Madeiro, Gemima Dias, Natália Maia, Francisco de Assis Soares, Antony Yvson Teixeira Dunes, Morgana Pires, Socorro Batista, Germano Luiz, Ieda Letícia, Maria Helena, Cleide Silva, Hélio Roberto, Humberto Maciel e Hildete Celsa, além de Kelly Marcula e dos vereadores Vandinho Marcula e Aurora Guedes.

               Compõem a Comissão da II COMED: Aurora Guedes Neta, Chateaubriand José Belfort, Fábio Leandro da Cruz e Souza, Francisco de Assis Soares dos Santos, Fransueldo Rodrigues, Ildivan Francisca da Silva, Isabel Cristina Lima Rodrigues, Ivoneide Moreno de Souza, Josemberg Ribeiro Magalhães, Laramire Maria Pereira e Maria do Patrocínio Canário Barbosa Cabral.

               A COMED é realizada através da Secretaria Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura de Belém do São Francisco - PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário