Lucro da Petrobras cai 17% no 1o tri, mas supera expectativas

O lucro líquido da Petrobras caiu 17 por cento no primeiro trimestre, para 7,7 bilhões de reais, com a empresa registrando queda na produção, redução das exportações e aumento das importações.
Apesar da queda, o resultado veio acima das expectativas de analistas ouvidos pela Reuters, que aguardavam, em média, um lucro de 6,7 bilhões de reais ante o mesmo período de 2012.
A maior empresa brasileira reduziu a produção de petróleo e gás em 5 por cento no período em relação ao primeiro trimestre de 2012, mas conseguiu aumentar em 10 por cento o processamento de derivados para atender a crescente demanda interna.
Por conta do aumento do refino e dos reajustes dos preços da gasolina e do diesel no período, o prejuízo da área de Abastecimento caiu 7 por cento para 4,25 bilhões de reais, contra perdas de 4,59 bilhões de reais no três primeiros meses de 2012.
O aumento das importações para atender o mercado interno e queda nas exportações levou a Petrobras a ter um déficit (exportações menos importações) de 454 mil barris/dia de petróleo e derivados no primeiro trimestre deste ano, volume nove vezes superior ao registrado no mesmo período de 2012, de 50 mil barris/dia.
O Ebitda ajustado, indicador de geração de caixa operacional, somou 16,23 bilhões de reais no primeiro trimestre, queda de 2 por cento em relação ao mesmo período de 2012. Pesquisa da Reuters apontava um Ebitda de 14,5 bilhões de reais.
A receita de vendas da Petrobras somou 72,53 bilhões de reais, alta de 10 por cento ante o trimestre de 2012, mas abaixo da expectativa de analistas (73,4 bilhões de reais). - Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário