Vaticano pode antecipar reunião para escolher novo papa

O Vaticano pretende antecipar o conclave que escolherá o sucessor do papa. Neste sábado (16), Bento XVI teve uma maratona de audiências.
Bento XVI viveu hoje um de seus últimos compromissos oficiais: recebeu o presidente da Guatemala, Otto Perez Molina. O encontro já havia sido marcado quando o papa anunciou a decisão de renunciar.
Ao sair, Molina disse que o papa estava muito animado e sorridente e que impressionou pela força e clareza de suas convicções.
Uma visita com um peso político foi a do primeiro-ministro italiano, Mario Monti. Ele é candidato na eleição dos dias 24 e 25.
Seguindo uma agenda extensa, o papa também recebeu os bispos italianos. Um deles, o arcebispo de Milão, Angelo Scola, é cotado para ser o novo pontífice.
O Vaticano parece ter pressa de fazer o sucessor, e o conclave pode ser antecipado. O porta-voz, padre Federico Lombardi, explicou que o período de 15 a 20 dias antes de o começo da reunião, fechada a chaves, pode ser reduzido porque não serão necessários os nove dias de luto previstos quando um papa morre. E todos os cardeais vindos de outros países já estão chegando a Roma. Se todos estiverem na cidade, não há por que esperar, disse o porta-voz do Vaticano.
A revista alemã “Focus” publicou uma entrevista com o biógrafo de Bento XVI. Peter Seewald esteve com o papa há dois meses e meio e diz na reportagem que nunca havia visto o papa tão frágil e cansado.
Os motivos da renúncia e da escolha do mosteiro em que vai ele viver continuam a provocar discussão e especulações. Segundo a agência de notícias Reuters, teria pesado o receio de que o papa em clausura viesse a ser processado por omissão nos casos de pedofilia da Igreja. Permanecendo no Vaticano, ele teria imunidade perante a Justiça da Itália.
Enquanto isso, a pequena Castel Gandolfo se prepara para receber o papa depois da renúncia, no dia 28. Joseph Ratzinger deve passar dois meses e meio na residência de verão. Os moradores dizem que querem uma chance de demonstrar o carinho pelo pontífice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário