Servidores pernambucanos terão acesso a comprovante de rendimentos pagos em 2012 somente via internet

A partir deste ano os servidores de Pernambuco – ativos e inativos – terão acesso ao comprovante de rendimentos pagos e de imposto sobre a renda retido na fonte que receberam no ano-calendário de 2012 somente a partir do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pe.gov.br). A decisão do governo do estado foi confirmada pela Portaria nº 87, de 11 de janeiro de 2013, que regulamenta o ato, a qual foi publicada no Diário Oficial do último sábado (12).
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Administração do estado, a exclusividade do formato via web é fruto de uma política do Governo Eduardo Campos que visa a garantir a qualidade, agilidade e economia na concessão desses documentos para os servidores.
A modernização possibilita a rapidez e a confiabilidade dos processos e por isso estamos disponibilizando o serviço online. É uma maneira de permitir o imediatismo, a praticidade, a mobilidade e a segurança para o servidor”, declarou o secretário Décio Padilha.
Os comprovantes serão disponibilizados em meados de fevereiro e poderão ser acessados, para consulta e impressão, a qualquer momento através do link “Comprovante de Rendimento”, localizado na página do Portal do Servidor. Para isso o profissional precisa portar o número de sua matrícula e a senha eletrônica. Vale ressaltar que os colaboradores detentores de mais de um vínculo com o estado precisarão checar com cada matrícula e senha respectiva o documento de rendimentos correspondente.
Senha do Portal
Caso o servidor ainda não possua senha do Comprovante de Rendimentos (a mesma utilizada para consulta do contracheque) do Portal do Servidor ou a tenha esquecido, ele deverá procurar o Centro de Formação do Servidor Público (Cefospe) para solicitar uma nova. Também é possível requerer a senha nas unidades de Expresso Cidadão em Garanhuns, Caruaru e Petrolina. É importante salientar que a criação ou resgate da senha só pode ser feito pessoalmente pelo servidor. Em Petrolina o Expresso fica localizado no River Shopping (Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, n° 100, Centro)
Documento impresso
O servidor poderá solicitar o comprovante na forma impressa e sem ônus, através do departamento de pessoal do órgão ou entidade à qual esteja vinculado, onde será agendado o prazo de entrega.
Servidores aposentados e Pensionistas
Os servidores inativos continuarão recebendo a forma impressa do comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto de Renda Retido na Fonte durante o ano de 2013. A exclusividade online só acontecerá para eles a partir do ano de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário