Lula está fora da disputa em 2014 e 2018, garante ex-ministro

O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos e diretor do Instituto Lula, Paulo Vannuchi, negou nesta segunda-feira, 21, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha a intenção de se candidatar à sucessão presidencial nas eleições gerais de 2014. “Na disputa federal, ele (Lula) vai gastar toda a energia para a manutenção da aliança entre PT, PMDB e PSB“, disse o ex-ministro, avaliando que a aliança teria sofrido arranhões pelas tensões provocadas pelo processo municipal de outubro do ano passado.
Sobre o pleito de 2018, o ex-ministro também descartou a possibilidade de Lula vir a disputar. E disse que ouviu de Lula que ele não pretende disputar a última eleição da década e que não se opõe a uma candidatura de aliados do PT. Na avaliação do ex-ministro, Lula poderia ser o candidato só em caso de uma “crise institucional”, o que no seu entender está fora de cogitação.
O diretor-presidente do Instituto, Paulo Okamotto, também descartou a participação de Lula na sucessão presidencial. “A nossa candidata em 2014 chama-se Dilma Rousseff. Vamos trabalhar pela sua eleição, para que a gente continue neste governo extraordinário que, apesar das dificuldades, pode fazer muita coisa pelo Brasil”, disse.
O ex-ministro refutou ainda que haja uma crise entre Lula e a presidente Dilma Rousseff, afirmando que ela será a candidata em 2014. “Eu nunca vi um nível de entrosamento como o desses dois (Lula e Dilma)”, afirmou Vannuchi, que participou nesta segunda de encontro com intelectuais da América Latina, promovido pelo Instituto Lula, em São Paulo.
Peso político
Ao falar de política, Vannuchi aproveitou para alfinetar o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), afirmando que ele “não é candidato para valer” em 2014. “Ele é (candidato) em 2018. A construção (da candidatura) agora é disputar para perder”. Vannuchi revelou que o ex-presidente proibiu que seus assessores próximos falassem sobre a candidatura dele ao governo do Estado de São Paulo. Sobre a entrevista do marqueteiro João Santana, que levantou essa possibilidade, Vannuchi falou que já teve uma conversa com o publicitário e que o marqueteiro deixou claro a importância do peso político de Lula em uma sucessão estadual.
O ex-ministro declarou que Lula iniciará uma série de viagens pelo País, mas, assim como outros assessores do ex-presidente, negou que elas sejam uma reedição da caravana da cidadania. A intenção, segundo Vannuchi, é de se reunir com segmentos e grupos sociais, como trabalhadores rurais, para discutir questões mais pontuais. 

20 comentários:

  1. Ficam falando isso porque estão com medo de disputar com o ele. Aécio Neves é um forte candidato para a presidência em 2014.

    ResponderExcluir
  2. Aécio está preparando sim, já fez muito por Minas e agora está na hora de fazer pelo Brasil. Aécio Neves 2014!!!

    ResponderExcluir
  3. Passou da hora do Aécio Neves assumir a presidência! Será sim em 2014! E o PT irá tremer!

    ResponderExcluir
  4. Isso tudo é intriga da oposição. Aécio Neves vem crescendo dentro do PSDB e vai ser um forte candidato para as eleições de 2014

    ResponderExcluir
  5. Já está na hora de mudar a cara do governo, novo partido, novo presidente. Aécio Neves 2014!

    ResponderExcluir
  6. O PT sabe que se o Aécio for disputar as eleições de 2014 ele tem grandes chances de vencer. Falam d+ porque estão com medo.

    ResponderExcluir
  7. Querem usar Lula com cabo eleitoral de Dilma já essa não se mostrou preparada para ser presidente. O senador Aécio Neves tem carreira política que comprovam ser um nome forte que assusta o PT. 2014 Aécio Neves é certo!

    ResponderExcluir
  8. Manobra política. Para 2014 Aécio Neves é sim o mais preparado. Já mostrou isso como deputado, governador e vem mostrando como senador.

    ResponderExcluir
  9. Aécio Neves já mostrou no governo de Minas Gerais que o Choque de Gestão tem eficiência e é hora de aplica-lo no governo federal. 2014 Aécio Neves é nome certo.

    ResponderExcluir
  10. Aécio Neves é o mais preparado para 2014. Como Dilma não se provou nessas 4 anos e vive pela figura de Lula. O senador Aécio Neves tem trajetória que o gabaritam para ser presidente.

    ResponderExcluir
  11. Isso tudo é medo que o Lula tem de enfrentar o filho de Minas, o senador aécio neves.

    ResponderExcluir
  12. O governo federal precisa passar pelo mesmo processo que Minas passou, não precisa de mais Lula, não quer mais Lula, precisa de choque de gestão, precisa do senador aécio neves!

    ResponderExcluir
  13. Para 2014 Aécio Neves já é realidade. O PT teme essa candidatura por isso vem cirando manobras políticas para que o nome que já é forte não fique mais forte ainda.

    ResponderExcluir
  14. Chega de Lula! Chega de PT! O nosso país tem politicos que mereçam mais que ele, tem o ex governador de minas lá, senador aécio neves. Acho que ele seria uma melhor para o país.

    ResponderExcluir
  15. Aécio Neves 2014! O Lula já deu o que tinha para dar, agora chega.

    ResponderExcluir
  16. É bom que o país entenda que as coisas serão melhores sem Lula, Dilma etc. Precisamos de uma nova liderança. Existem vários exemplos no congresso, mas uma em especial me chama a atenção o Senador Aécio Neves.

    ResponderExcluir
  17. Aécio Neves merece sim ser o nosso próximo presidente em 2014! Ninguém mais aguenta o PT!!

    ResponderExcluir
  18. Se fosse contra o Serra ele até candidatava, mas contra o Aécio Neves??

    vai correr mesmo!!
    ahahahha

    ResponderExcluir
  19. Pode vir Lula ou quem for que não vai ganhar! Ninguém aguenta mais!

    ResponderExcluir