Governo Municipal de Belém do São Francisco - PE inaugura 2ª Academia das Cidades

          O projeto foi instalado no bairro Belo Horizonte, zona oeste da cidade, e contempla a população local não só com um ambiente apropriado para a prática de atividades esportivas, mas também com um local alternativo de lazer e adequação à dinâmica e à convivência sociais.

          Nesta sexta-feira (25), a partir das 19h:00, em Belém do São Francisco - PE, foi inaugurada a 2ª Academia das Cidades do município (fotos), que, diga-se de passagem, é o único do interior pernambucano a ser contemplado com a concretização de dois destes projetos, apesar de seu baixo índice demográfico - se comparado a outros municípios da região, como Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro, que possuem população de quase 300.000, 80.000 e 57.000 habitantes, respectivamente.

          A população, representada não só pelos residentes do bairro mas também por pessoas de outras comunidades do município, compareceu em grande número à "praça" para prestigiar e celebrar a conclusão de suas obras. Mas, além dos moradores em geral, figuras representativas dos cenários políticos municipal, regional e estadual também fizeram-se presentes no evento, como o prefeito e o vice-prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Henrique Granja Caribé e Dr. Henrique Marcula, respectivamente; os vereadores Vandinho Marcula, Acácio e Quinca Valdivino; o deputado Augusto César; o secretário das Cidades Dr. Danilo Cabral; entre outros. Todos os presentes compartilharam uma noite digna de emoções e reconhecimento dos muitos trabalhos - visíveis, concretizados - da atual administração pública belemita.

          O evento teve início com a apresentação do grupo Capoeira Brasil, projeto social de incentivo à cultura e à educação formado principalmente por jovens e crianças de baixa renda, monitorado pelos professores Sombra e Raniere, que presenteou o público com "disputas" acirradas, velozes, regidas pelo harmônico coral de pequenos capoeiristas, ansiosos para "entrar na roda" e jogar com os demais. Logo após, a Escola Estadual Dr. Alípio Lustosa, que situa-se no bairro Belo Horizonte, se encarregou de dar sequência às apresentações culturais, e encerrá-las, com as perfomances de sua banda marcial, a Antônio Gomes de Sá Roriz, que, com suas músicas, alterou o clima do evento, e de um grupo de alunos do ensino fundamental, que difundiu, através de uma encenação com fantoches, a ideia de bom uso e preservação do novo ambiente ali implantado - a Academia. Em seguida, o prefeito e os demais representantes da política local e regional manifestaram seus maiores sentimentos de emoção e alegria ao depararem-se com mais uma obra concluída na cidade de Belém do São Francisco, as quais têm contemplado todos os bairros, sem marginalizações.

          A inauguração foi encerrada com o descerramento da placa inaugural, momento de extrema alegria pelo que representava e de aplausos calorosos oriundos de todos os presentes.

          Faz-se de grande relevância lembrar que a Academia das Cidades do bairro Belo Horizonte leva o nome da Sra. Joana Tereza, belemita notável que, como rezadeira, exerceu importante papel no cenário religioso local.

          Em breve, em ambas as Academias das Cidades do município, funcionará o projeto Academia da Saúde, como contribuinte para a promoção da saúde da população belemita, com um quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer, propiciando modos de vida saudáveis. Atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, além de práticas artísticas, também serão promovidas pelo projeto.

          Abaixo, confira fotos da inauguração (clique para ampliá-las):















          O prefeito Gustavo Caribé, candidato à reeleição, tem outras obras a serem inauguradas no município de Belém do São Francisco, tanto na zona urbana quanto na zona rural, antes de terminar o prazo que lhe é dado por Lei Eleitoral para inaugurar projetos ou participar de solenidades públicas. Exemplos destas são, na zona urbana, a quase concluída quadra poliesportiva coberta, na Vila do IPSEP, e, na zona rural, as grandes barragens do Jatobá, que já está concluída, e da Lagoa da Pedra Vermelha, que encontra-se em fase de conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário