Belém do São Francisco - PE recebe espetáculo teatral “Cordel do amor sem fim”

          Espetáculo integra projeto “…E Tereza vai virando uma pedra às margens do Rio São Francisco…”, premiado pela Funarte.

(Clique para ampliar)
          Encenada pelo grupo pernambucano O Poste - Soluções Luminosas (foto) - contemplado, em 2011, com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz - a montagem, intitulada "Cordel do amor sem fim", também premiada pela Funarte, faz parte do projeto de circulação de espetáculo e oficinas de improvisação e interpretação teatral “…E Tereza vai virando uma pedra às margens do rio São Francisco…”, iniciado no dia 25 de abril, em Penedo - AL. O objetivo é levar a encenação às suas origens culturais: o Nordeste, na região da bacia do rio São Francisco.

          Antes de Pernambuco, o espetáculo passou também por Sergipe, mais especificamente pelas cidades de Piranhas, Canindé de São Francisco e Propriá. O grupo seguirá, agora, para os estados de Minas Gerais e Bahia.

          “As características regionais e culturais das cidades ribeirinhas são encontradas no enredo”, diz Samuel Santos, integrante do grupo. A montagem vai ser apresentada também em espaços alternativos, longe dos grandes centros. “Com isto, queremos quebrar a barreira do teatro produzido apenas para a caixa cênica”, complementa. Assim, o grupo pretende, ainda, alcançar um público que não usufrui de equipamentos culturais, como os teatros.

          A peça, da jovem escritora baiana Cláudia Barral, se passa no Sertão baiano, na cidade de Carinhanha, às margens do “Velho Chico”. Lá vivem três irmãs - a velha Madalena, a misteriosa Carminha e a jovem e sonhadora Tereza, por quem José é apaixonado. Carminha ama José; José ama Tereza; Tereza ama Antônio, um viajante. Ela se apaixona por ele no porto - exatamente no dia em que José lhe pediria em casamento. A partir deste ponto, a trama se desenrola em função da espera de Tereza pela volta de Antônio. As três irmãs, como as de Tchekhov, vivem da esperança de que, um dia, aconteça em suas vidas algo de importante, alguma transformação. A história se desenvolve à maneira de um poema de cordel, com final surpreendente.

          O espetáculo foi contemplado na Caravana Funarte de Circulação Teatral, na categoria Teatro Adulto - Região Nordeste, beneficiada pela Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. Estreou em 2009, em Recife, onde o grupo O Poste realizou um trabalho de formação de plateia com alunos de escolas públicas, ação que se repetiu em 2010. A partir de então, a montagem participou de vários festivais e foi premiada na Bienal Nacional Potiguar de Teatro, em Natal - RN, nas categorias de Melhor Cenografia, com Samuel Santos, Melhor Ator, com Thomás Aquino, e Melhor Atriz Coadjuvante, com Agrinez Melo. Ganhou cinco prêmios no festival Janeiro de Grandes Espetáculos: Atriz, Atriz Coadjuvante, Ator, Sonoplastia e Direção. O trabalho foi contemplado, ainda, pelo MinC, com o Prêmio ProCultura.

          Ao fim da apresentação, foi proposto um debate, para que a plateia belemita manifestasse suas impressões sobre o espetáculo e trocasse informações com o elenco. Também houve ações educativas, com a participação de estudantes de escolas públicas. Uma delas foi uma oficina de improvisação e interpretação teatral, ministrada, gratuitamente, por Samuel Santos, que é ator, escritor, diretor e professor de teatro, além de outros integrantes do grupo. Nela, os estudantes praticaram jogos e exercícios teatrais, utilizados na construção do espetáculo. O objetivo era o desenvolvimento cultural pela vivência, pela fluência, pela decodificação e pela leitura crítica da linguagem teatral através da prática dos jogos do método de Viola Spolin e Chekhov, em que o trabalho psicofísico é a base para a composição da interpretação.

          O registro de todas as atividades, executadas na Escola Infantil Tia Zita, estará disponível para o público, através de textos, fotos e vídeos - com entrevistas e depoimentos sobre as experiências vividas durante as viagens - no blog do grupo: http://www.oposteoposte.blogspot.com/.

          O projeto passará por Pernambuco novamente em outubro, mais precisamente nas cidades de Petrolina e Recife, e será encerrado em novembro, em Belo Horizonte - MG.

          Ficha técnica do espetáculo - Texto: Claudia Barral; Encenação e Cenografia: Samuel Santos; Elenco: Agrinez Melo, Eliz Galvão, Naná Sodré e Thomás Aquino; Oficineiro de Percussão: Charly; Figurino: Agrinez Melo; Execução de Figurino: Sara Paixão; Diretor de Arte: Fernando Kehrle; Sonoplastia, Violão, Efeitos e Instrumentos de bambu: Diogo Lopes; Fotos: Luciane Pires Ferreira.

          Mais informações - http://www.oposteoposte.blogspot.com/; e-mail: oposte.oposte@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário